Sabe aquela entrevista de emprego que te perguntam suas qualidades e oportunidades de desenvolvimento? Para você, que é perfeccionista, qual categoria encaixaria essa característica?
Já fiz muitos processos seletivos como recrutadora – sim, também atuo com isso – e já ouvi respostas estar em ambas as categorias, assim como pessoas em dúvida de onde deveriam “encaixá-la”.
Não venho trazer a resposta correta, se é que ela existe. Mas sim trazer o tema para discussão, uma vez que recebo muitas pessoas perfeccionistas buscando seu desenvolvimento – em sua maioria, mulheres. O problema é que elas chegam já após terem ultrapassado seus limites.
O perfeccionismo, no meu ponto de vista, agrega muito na vida pessoal e profissional. São pessoas que buscam o melhor, a superação, e costumam fazer entregas incríveis – os chefes adoram. Porém, como elas se sentem?
Pela minha experiência, todos se sentem sobrecarregados. Não poderia ser diferente: a busca por uma perfeição custa caro, a autocobrança é enorme, o limite é inexistente e o reconhecimento nem sempre vem. Falo do autorreconhecimento, aquele valor que você mesmo dá pelo seu trabalho ou realização.
Perfeccionistas não se satisfazem e, portanto, não se reconhecem como bons, seja no que for. O trabalho se ingrato, cansativo e inesgotável. Até chegar ao seu limite, que pode, inclusive, já ter prejudicado sua saúde e suas relações.
Eu não sei os números, mas ousaria que dizer que a maioria dos burnouts são de pessoas perfeccionistas. Como transformar esse cenário? Lá vou eu repetir o “mantra” da Âme: através do autoconhecimento, da autoconsciência.
O primeiro passo é se observar e perceber em si mesmo essa característica. Assumi-la para, então poder transformá-la. E não significa começar a fazer coisas malfeitas, mas sim, valorizar aquilo que se faz, colocar limites, ver com outros olhos, reconhecer que o seu melhor pode não ser o perfeito. Afinal, a perfeição existe? E se ela não existe, por que estamos buscando alcançá-la?
Se você quer um apoio, com orientação profissional, para fazer essa transformação, estamos aqui à disposição para avaliar o melhor formato e podermos construir juntos a mudança que você busca.