Imagem de uma floresta com árvores altas e um homem de costas em um caminho com bifurcação a frente.

Janeiro é tempo de escolher

O mês 1 do ano já se foi – o que você fez até aqui? Me peguei essa semana imaginando a preguiça que as pessoas sentem em começar o ano, sabendo que tem 12 meses pela frente para trabalhar, enfrentar a rotina, o trânsito, o cansaço. Passaram as festas, as férias generalizadas, o trânsito já voltou ao padrão ruim ou péssimo – e somos pegos por esse “climinha de férias” que tem o mês de janeiro inteiro.

Se você é o tipo que gosta de trabalhar com metas, talvez pensar que o 1/12 já passou, pode ser motivo de ansiedade – caso seus planos de ano novo ainda não tenham nem começado a serem colocados em prática. Mas eu gosto de escolher olhar o lado positivo das coisas.

Você se sente perdido e desmotivado? Não queria estar onde está, pois não se sente feliz? A grande pergunta é: você sabe o que te deixa feliz? Só quem conhece bem a si mesmo pode responder essa pergunta com profundidade e clareza.

Acho que pior que estar com sensação de não ter feito nada nesse um mês, é continuar não sabendo o que quer para os próximos 11 meses.

E é isso que faz a maioria das pessoas apenas caminharem, sem uma direção definida, infelizes com sua realidade. Pior ainda quando essas pessoas são gestores e deveriam liderar sua equipe sendo um bom exemplo de inspiração.

Mas como ser inspiração para outros, se você está descontente? Não tem mágica e dá trabalho: precisa começar por você mesmo. Olhar para dentro – aquele papinho de novo, mas que você e eu sabemos que é a mais pura e real necessidade.

O que você quer para você no âmbito pessoal e profissional e o que você quer para sua empresa, se você é empreendedor? Se você não sabe, esse é o momento de você fazer algo que está sob o seu controle: escolher transformar a sua realidade.

Não quero ser simplista. Não basta tomar essa decisão – o pior vem depois. O processo é lento, complicado, desafiador e… muito gratificante! Apesar de tudo, sempre vale a pena.

Fazemos pequenas escolhas o tempo todo: qual comida pegar na geladeira, qual roupa vestir, qual caminho fazer para chegar no seu destino, qual fruta escolher no mercado… Por que fugimos das grandes escolhas? Elas exigem responsabilidade, reflexão e, muitas vezes, riscos. Por isso mesmo, não podemos terceirar isso.

Dito isso, e passado o mês 1/12, este pode ser o melhor momento para você fazer um processo estruturado de Desenvolvimento que envolve pessoal e profissional, que te ajuda a entender quem você é agora, o que faz sentido para você e por onde começar.  

Você organiza suas ideias, suas emoções, clareia seus objetivos e pode chegar no 12/12 orgulhoso do que construiu para você, por você e consequentemente para os que estão ao seu redor, seja em casa ou no trabalho.

Conte comigo,

Rafaela Ferraz

fundadora da Âme

Blog

Nosso blog é o espaço para uma troca mais íntima e de aprendizado
contínuo. Traz insights para impulsionar sua jornada. Aproveite!

mulher preta se abraçando com sorriso

Resiliência é de se admirar

mulher arrumando lápis colorida na mesa

Perfeccionismo é qualidade ou defeito?

mãe e filha de rosa se abraçando no sofá

Precisamos (ainda) falar (muito) sobre carreira e maternidade

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdo e analisar nosso tráfego. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.